segunda-feira, 16 de junho de 2008

A voz essencial do samba se calou


No último sábado se calou a voz que era a essência do samba. Morreu Jamelão, José Bispo dos Santos, aos 95 anos. Intérprete dos sambas-de-enredo da Estação Primeira de Mangueira desde 1949 e o maior que já existiu. No Rádio Jamelão teve seus grandes momentos cantando obras de Lupícinio Rodrigues, algo que se tornou uma das suas marcas registradas visto que ele foi o maior intérprete do compositor gaúcho. Além de Lupicínio fez sucessos com canções de grandes mestres da música brasileira como Zé Kéti e Ary Barroso.
Nos últimos três anos tinha deixado de doar sua voz, a mais fantástica que já foi ouvida em um desfile carnavalesco, para a Mangueira. No entanto os acordes graves que entoava já soavam na eternidade. Porque pessoas como ele não morrem. Não há morte para as divindades.
Abraçou com disposição sua polêmica mais famosa quando refutou, pela primeira vez, ao vivo, em rede nacional de televisão, a alcunha de puxador. Quando a repórter assim a ele se referiu ouviu como resposta "puxador é puxador de saco, sou intérprete". Para muitos apenas uma atitude grosseira.
Na verdade com este gesto buscou engrandecer o trabalho dos cantores das agremiações carnavalescas. E desde então obrigou os jornalistas - e o público - a mudarem a terminologia. Graças a Jamelão hoje o Brasil tem vários intérpretes de samba. E o céu, porque no céu o samba é trilha sonora com certeza, ganhou sua voz mais poderosa.
Romilson Madeira
*Foto: www.uol.com.br

2 comentários:

Anônimo disse...

Romilson, eu que tenho imenso orgulho em compartilhar esse espaço com você.Bela homenagem ao saudoso Jamelão, o samba carioca perdeu mais um de seus grandes representantes. Citando o clássico samba pranto de poeta, " em mangueira, quando morre um poeta todos choram..." choramos sem dúvida por mais um que se foi.

Anônimo disse...

Sem dúvida um herói se foi...apesar de Samba não ser minha grande paixão musical...o carnaval é a paixão nacional, e Jamelão mesmo não sendo da minha escola de samba do coração(Beija-Flor) -foi não-, é o maior intérprete de Samba-enredo que já existiu, traduzindo a mágia dessa bela manifestação cultural a todos nós. Bela homenagem Romilson...
Grande Abraço rapazes!