terça-feira, 30 de novembro de 2010

Um notícia cheia de rítmo e felicidade


Os Afoxés agora são considerados patrimônio imaterial da Bahia. Esta notícia carrega um enorme apelo sobre a resistência vivênciada pelos negros brasileiros na manutenção de seu sustentáculo cultural.

A presença dos Afoxés no carnaval brasileiro é marcante, principalmente, por sua tradução da mais evidente negritude - contemplando a religiosidade e a musicalidade africanas - com uma beleza envolvente e emocionante.

Quem, como eu, já pode se arrepiar ao desfilar em um Afoxé, tocando o ritmo Ijexá e cantando em Iorubá, sabe que esta experiência supera a manifestação carnavalesca: é a celebração da vida. A vida que é vivida na contramão das mazelas impostas ao povo negro brasileiro nos últimos séculos.

O Afoxé é acima de tudo nossa história viva!

Axé,Romilson.

No G1 de hoje, 30 de Novembro:

Afoxés faz parte do patrimônio baiano

O desfile dos Afoxés agora faz parte do Patrimônio Cultural Imaterial da Bahia. O decreto foi assinado hoje de manhã na câmara municipal de Salvador. Os grupos passam a ser reconhecidos oficialmente e a manifestação cultural é preservada.

O Afoxé Filhos de Gandhi é um dos mais famosos e tem 60 anos. Reúne mais de dez mil integrantes no carnaval de Salvador.

FOTO: Afoxé Omó Orunmilá de Ribeirão Preto

Nenhum comentário: